quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A influência dos pais no treino e competição dos jovens



O desporto é importante na vida da criança e do jovem. Mas, a qualidade da prática desportiva é mais importante do que a quantidade que possa existir dessa actividade.

É normal e frequente que os pais de um jovem de 12, 13, 14, 15 anos, queiram acompanhar a sua vida desportiva e queiram também conhecer o seu enquadramento (meios materiais, humanos, ….) em termos de formação desportiva.
A relação Pais-Jogador-Treinador existe na maioria das vezes! A Influência dos pais no treino e ou na competição dos jovens é uma realidade!

É importante aproveitar o acompanhamento da actividade desportiva por parte dos pais, e procurar limitar as influências negativas que possam ser exercidas sobre o jovem (quer directamente pelas palavras, quer indirectamente pelo exemplo que lhes é transmitido).
O treinador deve procurar realizar uma reunião com os pais, que pode ser encarada como uma acção de formação, onde podem ser abordados temas como, as regras de funcionamento do grupo (local e horário dos treinos e dos jogos,…), a filosofia do treinador, a organização da actividade, a calendarização da época, as formas e áreas de colaboração dos pais.
Podem também ser transmitidos um conjunto de conselhos para os pais: ir ver os jogos; encorajar o respeito pelas regras; realçar sempre a importância do prazer de jogar e da alegria que esses momentos proporcionam; elogiar o esforço realizado; não provocar, comentar ou interferir no trabalho dos árbitros; não tecer comentários negativos, principalmente em público e em voz alta sobre outros jogadores, outros pais ou acerca dos árbitros; não interferir com o treinador do filho e com o trabalho que ele realiza; não criticar os resultados alcançados pelo seu filho; não criticar os resultados alcançados pelos colegas de equipa do seu filho; não criticar/punir a prestação desportiva do filho em treino ou competição; não criticar/punir a prestação desportiva dos colegas de equipa do seu filho.
Os pais podem ter um papel importante na formação desportiva e social dos jovens http://www.efdeportes.com/efd123/a-importancia-do-desporto-na-vida-dos-jovens-uma-explicacao-para-os-pais.htm

domingo, 14 de setembro de 2008

As competições desportivas para as crianças e jovens


A criança só sabe viver a sua infância e é ao adulto que compete conhecer e estudar a criança.
A criança não é um adulto em miniatura. O facto dos processos de maturação decorrerem, exige que sejam consideradas as repercursões das cargas de treino e de competição e o processo de crecimento e desenvolvimento das crianças e jovens.
Assim, o treino e competição da criança deve ser diferente do treino e competição do adulto.
A organização do desporto competitivo para as crianças e jovens deve: proporcionar divertimento; participação para todos; sucessos parciais; desenvolvimento da cooperação; desenvolvimento das técnicas específicas da modalidade; desenvolvimento multilateral da criança e do jovem; condicionar as regras da modalidade, na aplicação do treino e competição, tendo em conta as limitações fisiológicas e psicomotoras das crianças.
A natureza das competições deve diferir das do adulto pela participação, performance, divertimento e satisfação resultante da participação competitiva.
A competição desportiva é benéfica para estes escalões etários, desde que a sua organização e desenvolvimento esteja de acordo com as particularidades específicas da criança e do jovem.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008