segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Avaliação da Condição Física





É do senso comum a importância da actividade física regular como meio de promoção da saúde. Sabe-se também que o grau de actividade física desportiva indispensável para a aquisição e manutenção da saúde é menor do que aquela que é necessária para a melhoria da condição física.
No desporto rendimento a relação entre a qualidade e a quantidade de prática é um factor importante para a melhoria da condição física.

A avaliação da condição física é importante pelas informações que nos pode transmitir sobre o estado e o nível físico do atleta, permitindo analisar o desenvolvimneto do plano de preparação e reestruturá-lo, quando necessário.

No basquetebol, utilizamos na avaliação da condição física, a realização dos testes de velocidade (20 metros), agilidade (t-teste: percurso de 10 metros em corrida, seguido de deslizamento defensivo, 5 metros para um lado, seguido novamente de corrida num percurso de 10 metros, deslizamento defensivo num percurso de mais 5 metros e o teste termina com corrida de costas num percurso de 10 metros), impulsão horizontal e impulsão vertical.

Na aplicação destes testes no último momento de preparação (Junho de 2009) da Selecção Regional de Sub16 femininos para participação nos Jogos das Ilhas 2010, constatamos que os valores da Impulsão vertical situam-se entre os 21 e os 38 cm, sendo a média de 29,23 cm. A Impulsão horizontal encontra-se entre 1,19 m e os 2,04 m, sendo que a maioria das atletas situa-se na faixa entre 1,59 m e 1,79 m.
O melhor tempo registado para a velocidade é de 3'',29. No teste de agilidade, salientamos 10''02 como a melhor execução, situando-se a maioria das jogadoras na "casa" dos 10 segundos.

Sendo o basquetebol uma modalidade onde a velocidade, a agilidade e a força são qualidades físicas relevantes no rendimento desportivo, os testes da condição física apresentados são bons indicadores para a avaliação e integração dos atletas nas funções do jogo, bem como para a definição de objectivos de formação e desenvolvimento dos jogadores.

Sem comentários: