segunda-feira, 16 de novembro de 2009

1x1 no basquetebol



O ensino do jogo do 1x1 no basquetebol é muito importante para a formação do jogador. As situações de jogo reduzido promovem momentos de reforço para as especificidades de cada um dos fundamentos necessários à resolução de situações do jogador com e sem bola.

No 1x1 salientamos a atenção que deverá ser dada à posição ofensiva básica, ao lançamento, aos arranques em drible (directo e cruzado) e às fintas (de aranque em drible e de lançamento).

O treinador deve procurar diversificar as “ferramentas” disponibilizadas aos jogadores para o jogo do 1x1, nomeadamente os fundamentos técnicos ofensivos.

O ensino do 1x1 não deve incluir somente dois jogadores (um a atacar e outro a defender). Deve incluir mais jogadores, para que depois no jogo (5x5) quando alguém penetra para o cesto, consiga ver os seus colegas e escolher a melhor opção – passar ou lançar.

Com a alteração das novas regras, previsto para 2010, com a passagem da linha de 3 pontos para 6,75 m, este facto vai promover a existência de um maior espaço e relevar assim uma maior importância no jogo de 1x1.

O 1x1 acontece em diversas situações do jogo, como se pode observar neste link e podem ser realizados torneios.

Numa organização do Departamento de Basquetebol do Fayal Sport Club, realiza-se no próximo sábado, duas sessões de ensino/aperfeiçoamento do jogo de 1x1. Pelas 10h00 ocorre para as jogadoras dos escalões de Mini12 e Sub14 femininos e pelas 11h30, para as jogadoras de sub16 femininos.

Sem comentários: