quarta-feira, 7 de março de 2012

As etapas de formação do jogador de basquete

As etapas de formação do jogador devem ser devidamente planeadas e estruturadas, sendo definidas a filosofia, o modelo de jogo e de jogador e as competências a desenvolver em cada etapa do percurso dos jogadores. 
Dos 6 aos 10 anos, as metas as atingir devem centrar-se na criação de condições que promovam a alegria e diversão na prática da atividade, a integração no grupo, a aceitação de regras e respeito pelas mesmas. Nestas idades a melhoria das capacidades coordenativas - relação do espaço e tempo deverá ser uma prioridade.
Posteriormente, a técnica individual ofensiva e defensiva - 1x0/1x1 (controle do drible e lançamento), 2x0 (relação do drible-passe-lançamento e do passe-drible-lançamento), 2x1 (tomadas de decisão e relação da velocidade de execução), 3x3 (tomar decisões e ocupar os espaços), 5x5 (ocupação de espaços de acordo com as opções do jogador com bola e promover o estimulo à execução do lançamento em situação de jogo), defesa hxh (responsabilizar cada jogador à defesa permanente do seu jogador com e sem bola).
Consulta aqui um vídeo, onde são abordadas estas questões de formação dos jogadores de basquetebol, desde a fase da sua formação inicial.

Sem comentários: