sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Competição no minibasquete

Quem trabalha com crianças necessita de as conhecer primeiro - quais as suas caraterísticas, necessidades e prioridades para a sua formação e desenvolvimento.
Os modelos de formação no treino desportivo não podem ser iguais para as crianças e para os adultos. De igual forma a competição tem de ser diferente!
Como seres que se encontram em estádios de desenvolvimento diferentes, tem necessariamente necessidades diferentes.
A competição para o minibasquete deve ser organizada de acordo com a idade das crianças no Mini - a competição para um Mini de 6 anos será diferente da competição de um Mini de 12 anos!
Os regulamentos competitivos para o minibasquete ao serem construídos com base em modelos semelhantes aos dos adultos, ao preverem até mesmo a existência da "derrota administrativa", ... penso que não estão a contribuir para a formação do jogador Mini. Passo a citar A. San Payo Araújo, num documento da Federação Portuguesa de Basquetebol designado de Minibasquete - conceitos e objetivos, "... A competição devem ser jogos, que tem de ser um espaço de divertimento. No minibásquete a classificação não é nem uma prioridade nem uma necessidade das crianças."
A consulta do documento de San Payo Araújo pode ser feito na integra aqui.

Sem comentários: