
FSC (Sub19) - 83 x FSC (Sub16) - 52; FSC (Sub19) - 75 x FSC (Sub16) - 50
- Sub19/Seniores femininos
FSC (Sen) - 70 x FSC (Sub19) - 55
Pretende dar a conhecer o basquetebol na ilha do Faial e apresentar conteúdos importantes da formação dos jovens. Debater e perspectivar também o seu desenvolvimento e as suas áreas críticas de influência.

A Federação Portuguesa de Basquetebol já efectuou o calendário definitivo do XXLII Campeonato Nacional da II Divisão Feminina – Série Açores. 
Encontra-se a realizar em Lisboa (29 e 30 de Novembro) o IX Seminário Internacional de Treino de Jovens, organizado pelo IDP. Apesar dos temas das comunicações apresentadas não serem novidade para mim!!, na realidade estamos permanentemente a aprender ... e os ensinamentos são sempre muitos!!!! Na maioria da vezes o que parece não é!
Existem sempre comunicações que nos sensibilizam mais que outras. A abordagem do tema “Mitos associados ao desenvolvimento de jovens talentos” por Daniel Gould (especialista americano de Psicologia Aplicada) definiu a orientação para o desporto juvenil.
A formação de um atleta passa por várias etapas e tem uma duração de 10 anos, correspondendo a 10 000 horas de trabalho de qualidade. Esta formação envolve não só o jovem com talento mas também um “chamado” forte sistema de apoio (treinador, pais, amigos, ...).
O talento desportivo deve ter força mental, confiança, treinabilidade, capacidade de definir objectivos e de os superar, ... As famílias tem um papel importante no talento psicológico do atleta.
Na comunicação de Jorge Silvério (Licenciado em Psicologia, professor na Universidade do Minho), “Jovens no desporto: criar condições para que todos sejam vencedores”, este considera importante aumentar a motivação intrínseca do atleta, para assim melhorar o seu rendimento.
Para a melhoria do rendimento dos atletas, devem ser definidos objectivos de rendimento e não objectivos de resultado.
Na definição de objectivos (individuais, para o treino e para a competição), estes devem: promover o compromisso individual, avaliar as barreiras, elaborar planos de acção, obter feedback, avaliar e fazer o reforço.
As restantes comunicações do primeiro dia do Seminário, foram também de bom nível:
“Benefícios do Desporto Juvenil” - Robert Malina
“Será que é necessário e possível reinventar os princípios do treino de jovens?” - Jorge Vieira
“Desporto Juvenil: O rei vai nu?” - Olímpio Coelho
“Perda de tempo de treino por lesão e perfil do jovem atleta resistente à lesão desportiva” - Manuel João Silva
“O treino da força nos jovens atletas: dos aspectos fisiológicos e metodológicos à prática”- Domenico di Molfetta

Na época desportiva de 2008/2009 existem na ilha do Faial, 2 clubes e 9 equipas de basquetebol: Fayal Sport Club - Mini 8, Mini 10, Mini 12, Sub 14, Sub 16, Sub 19 e Seniores femininos; Clube Desportivo Escolar da Horta - Sub 14 e Sub 16 masculinos. Verifica-se também a existência de núcleos de Minibasquete, no âmbito das "Escolinhas do Desporto".
O 2º estágio do projecto Jogos das Ilhas 2010 correspondeu aos objectivos definidos.
Na abordagem da táctica defensiva salientamos a defesa de ajudas com rotações defensivas e a defesa individual pressionante campo inteiro.
O desenvolvimento das capacidades de todas as jogadoras, a disciplina de treino e comportamental, a confiança, a vontade de vencer, o gosto pela superação individual e espírito de equipa, foram objectivos presentes na execução de todo o trabalho realizado neste 2º estágio.
A melhoria do rendimento deste grupo de trabalho é possível com a colaboração dos clubes, "local" onde se deve desenvolver o treino como um processo pedagógico complexo, que tem como objectivo desenvolver a aptidão da atleta e da equipa, através da prática sistemática e regular da actividade desportiva. 




Selecção ABIFP em Mini 10 (misto) e a equipa de Mini 12 do Fayal Sport participou no IX Torneio Nacional de Minibasquete, realizado na ilha Terceira, de 3 a 6 de Julho.

Comitiva - Mini 12 do Fayal Sport Club:
Jogadoras- Raquel Brasil; - Catarina Silva; - Silvia Silva; - Raquel Silveira; - Cláudia Teixeira; - Ana Rita Silva; - Leila Furtado; - Linda Silva; - Rita Silva; - Ana Rosa
Treinadoras - Ana Pinto e Andrea Mota
Desejos de Boas Participações!
A equipa de Sub 16 feminina do Fayal Sport Club na época 2007/08 obteve uma boa prestação no Campeonato Regional. Realizou nesse campeonato 8 jogos, 5 dos quais vitórias.
27.05.2008
» ter confiança em si próprio e desenvolver a capacidade de atenção e concentração;