quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A escolha do capitão de equipa



As regras oficiais do basquetebol definem que “o capitão é o jogador que representa a sua equipa no campo de jogo. Durante o jogo pode dirigir-se, de forma correcta, aos árbitros para obter informações…. O capitão pode assumir as funções de treinador”.
Será que o capitão de equipa tem um “papel” importante no sucesso e rendimento de uma equipa? Acredito que sim!
Antes da escolha e apresentação do capitão de equipa, o treinador deve definir as suas características.
Um capitão tem de ser um líder e tem que se fazer respeitar, na medida em que este representa a sua equipa (o treinador) dentro do campo.
A forma da escolha do capitão de equipa depende do escalão etário?!
Na minha experiência como treinadora, a escolha do capitão de equipa tem ocorrido na maioria das vezes por indicação dos treinadores (principal e adjunto), sendo escolhidos aqueles que possuem características relevantes para o desempenho dessas funções, como seja a determinação, o empenho, a dedicação, a responsabilidade e o espírito de equipa.
Nos escalões mais jovens (até aos 14 anos), utilizo a alternância do capitão de equipa por diversos jogadores, como forma de responsabilização e de procurar o desenvolvimento dos jovens em formação.
A escolha do capitão também pode ocorrer por “votação” feita por todos os jogadores de uma equipa. Não acredito “muito” nesta forma de selecção do capitão de equipa, mas também já a desenvolvi!
Os jogadores têm uma capacidade elevada de avaliação dos seus pares!
Penso que se realizarmos a experiência de escolha de um capitão de equipa pelo método de nomeação pelo(s) treinador(es) e simultaneamente pelo método de “votação” pelos jogadores da equipa, provavelmente a maior percentagem de situações verificadas serão de escolha para o mesmo jogador, em ambos os métodos.
Existem poucos estudos nesta área .................

Sem comentários: