quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Jogos das Ilhas 2010 - 2º estágio

O 2º estágio do projecto Jogos das Ilhas 2010 correspondeu aos objectivos definidos.
As jogadoras participantes (na foto da esquerda para a direita, Rita, Raquel, Andreia, Joana Matos, Mariana, Joana Santos, Elisabete, Francisca, Maria, Carina, Cláudia, Ana Cristina, Isa e Carolina), realizaram todos os treinos.

As sessões de treino abordaram preferencialmente os conteúdos da técnica individual defensiva (desenvolvimento das atitudes, bloqueios defensivos, defesa do jogador com bola, defesa do jogador sem bola, defesa dos cortes e defesa do lançador) e da táctica ofensiva e defensiva.

Na abordagem da táctica defensiva salientamos a defesa de ajudas com rotações defensivas e a defesa individual pressionante campo inteiro.
Na táctica ofensiva, regista-se o ensino aprendizagem do contra ataque, do ataque de posição (sistematização dos cortes do lado da bola e do lado contrário e bloqueio indirecto).

O desenvolvimento das capacidades de todas as jogadoras, a disciplina de treino e comportamental, a confiança, a vontade de vencer, o gosto pela superação individual e espírito de equipa, foram objectivos presentes na execução de todo o trabalho realizado neste 2º estágio.

A melhoria do rendimento deste grupo de trabalho é possível com a colaboração dos clubes, "local" onde se deve desenvolver o treino como um processo pedagógico complexo, que tem como objectivo desenvolver a aptidão da atleta e da equipa, através da prática sistemática e regular da actividade desportiva.
A aprendizagem e aperfeiçoamento dos chamados "pormenores" dos conteúdos da preparação técnica e táctica são muito importantes e fazem a "diferença" para a melhoria de rendimento da jogadora. A necessidade de aperfoiçamento e assimilação de comportamentos regulares (nas situações ofensivas e defensivas) são ainda muitas, como se pode observar nas imagens apresentadas.




Sem comentários: