sexta-feira, 22 de maio de 2009

Iniciação desportiva de crianças e jovens

Não existe uma determinada idade específica para a criança começar a praticar desporto, tudo depende do seu grau de desenvolvimento e da adaptação orgânica ao esforço físico.

Existem dúvidas sobre a idade em que as crianças estariam prontas para se iniciarem numa prática desportiva sistemática. Diversos autores consideram que para os desportos colectivos as recomendações situam-se entre os 8-14 anos. Por exemplo, Bompa (1988) e Filin (1996) referem para o basquetebol os 12-14 anos como idade de início da prática desportiva.

Não é possível identificar uma idade específica ou ideal de iniciação desportiva, mas é possível identificar tendências médias por modalidade.

Para o basquetebol considero que 9-10 anos será a faixa etária considerada óptima para o processo de iniciação desportiva, podendo considerar-se as idades entre os 6 e os 8 anos, de animação desportiva.

A actividade desportiva deve estar presente desde a infância, com uma orientação adequada, no sentido de promover um desenvolvimento harmonioso da criança e jovem.

A actividade desportiva mal orientada poderá promover consequências negativas para a criança, tanto do ponto de vista físico como psicológico. A especialização precoce poderá ser uma dessas consequências ...

Sem comentários: