quinta-feira, 7 de maio de 2009

O basquetebol na escola

Realizou-se de 4 a 6 de Maio na Horta, os XX Jogos Desportivos Escolares – Fase Zonal A do 3º ciclo, com as participação das Escolas Básicas e Secundárias Tomás de Borba, Lajes do Pico, Graciosa e da Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Numa organização conjunta da Direcção Regional do Desporto, Serviço de Desporto do Faial e da Escola Secundária Manuel de Arriaga, participaram 144 alunos/atletas, 36 juízes e 24 professores, para além de outros elementos da organização.

A classificação final desta fase foi a seguinte: 1º - Escola Secundária Manuel de Arriaga; 2º - Escola Básica e Secundária Tomás de Borba e Escola Básica e Secundária das Lajes; 4º - Escola Básica e Secundária da Graciosa.

As modalidades dos “Jogos” são o andebol, o basquetebol, o futebol, o voleibol, a ginástica e o atletismo.

No basquetebol feminino, pudemos constatar que as alunas que não praticam esta modalidade federada apresentavam muitas dificuldades na obtenção de sucessos no jogo, nomeadamente ao nível de controlo do drible, passe, lançamento (é normal, de acordo com o tempo de prática na escola!!), ocupação do espaço e conhecimento dos princípios do jogo.

Na área dos jogos desportivos colectivos, no qual se insere o basquetebol, os conteúdos programáticos da educação física não permitem disponibilizar tempo suficiente para cada uma das modalidades, que permita atingir todas as fases do processo ensino aprendizagem. Daí que a prática transferível nos jogos desportivos colectivos deve ser considerada no processo de ensino.

O ensino do basquetebol na escola não deve circunscrever-se à transmissão de um reportório de técnicas (o passe, a recepção,…). Importa sobretudo desenvolver nos alunos uma disponibilidade motora e mental que transcenda a automatização de gestos e se centre na assimilação de normas e de princípios de gestão do espaço de jogo.

O jogo “orientado” deverá estar presente em todas as fases de ensino/aprendizagem, pelo facto de ser um factor de motivação e um indicador da evolução e das limitações dos alunos. Não deverão ser utilizados meios exclusivamente técnicos e analíticos. O basquetebol é um jogo!

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