quinta-feira, 30 de abril de 2009

Período de transição


Para esta época desportiva já terminaram as participações competitivas de âmbito regional e nacional para as equipas de basquetebol da ilha do Faial, dos escalões de sub14, sub16, sub19 e seniores. O sentimento é de “entrada no período de transição”, apesar de se registar ainda competição de âmbito local.

O período de transição (período de treino desportivo) pode e deve utilizar-se para eliminar deficiências parciais da preparação técnica e táctica. Nesse período deve-se alterar a forma e o conteúdo do treino. Ao mesmo tempo, devem ser criadas as condições de manutenção de um nível elevado de treino.

Na área da preparação psicológica, é necessário assegurar-se sempre as atitudes correctas dos atletas, independentemente do período de preparação em que nos encontramos.

A motivação é um indicador muito importante para o sucesso. Neste período é importante encontrar estratégias que procurem envolver os atletas motivados para a aprendizagem, promovendo um meio facilitador do ensino/aprendizagem. Devemos procurar transmitir aos atletas o sentimento da responsabilidade para assumirem o compromisso de “realizar sempre mais”!

Sem comentários: