terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A boa nutrição para o rendimento do atleta

Sabemos que uma boa nutrição contribui para o bom rendimento do atleta.
Conversámos com a Ana Rita Rocha (Dietista) para sabermos a sua opinião acerca da nutrição e os seus efeitos no rendimento do atleta, bem como do tipo de alimentação antes do treino/competição:
" Actualmente reconhece-se que o desempenho durante a prática desportiva e a recuperação, no pós prática desportiva, são potenciados por uma adequada ingestão alimentar. Como consequência do exercício realizado, os atletas requerem um aporte energético superior, de modo a suprir as suas necessidades nutricionais e, consequentemente, manter um peso e uma composição corporal saudáveis (massa gorda vs massa magra). Quando a ingestão energética é inferior ao gasto energético, não só a massa gorda como também a massa magra são utilizadas como fonte de energia, resultando numa perda de massa muscular, diminuição da massa óssea, dos níveis de micronutrientes, aumento do risco de fadiga e lesões, redução da força e resistência do atleta, assim como um aumento do período de recuperação.
Assim, uma alimentação completa, variada e equilibrada permite obter um peso e uma composição corporal saudáveis, potenciando a força, a resistência, a agilidade, a velocidade e a recuperação do atleta e, consequentemente o seu rendimento desportivo. Nunca esquecer o factor hidratação, como um aspecto imprescindível na performance desportiva.
A energia dispendida nos diferentes tipos de exercício depende de factores associados ao exercício, como a duração, a frequência e a intensidade, e de factores associados ao atleta, como a idade, o peso, a altura e o estado nutricional. Contudo, recorrendo a valores já tabelados, é possível estimar a quantidade de energia gasta na prática de Basquetebol: 0,138Kcal/Kg/min.
Assim sendo, para um bom rendimento desportivo, recomenda-se que os atletas realizem 3-4h antes da prática desportiva uma “refeição familiar”, com baixo teor de gordura e fibra, moderada em proteínas e com elevado teor glicídico (moderado/ baixo Índice Glicémico (IG), para reposição das reservas de glicogénio)."

Sem comentários: