quarta-feira, 14 de abril de 2010

IV Clinic Festas do Basquetebol Juvenil

Realizou-se pelas 21h30 do dia 10 de Abril, no Auditório da Nave de Portimão, um Clinic para treinadores. Com o propósito de debater e analisar temas técnico-tácticos relativos aos jovens jogadores, o Auditório estava "cheio" de treinadores. Bom!

Reacção dos jogadores à perda e ao ganho da Posse de Bola/Reacção dos jogadores às penetrações, foi o tema abordado pelos treinadores (da esquerda para a direita na foto), André Martins (Seleccionador Nacional de sub20 masculinos), Ricardo Vasconcelos (Seleccionador Nacional de seniores femininos) e José Araújo (Treinador da equipa senior feminina do Olivais de Coimbra).

A metodologia utilizada neste Clinic centrou-se na abordagem do tema através da análise de vídeo, dos jogos de sub14 e sub16 masculinos da Festa do Basquetebol Juvenil 2010.

Foi salientada a importância do vídeo para análise/avaliação da prestação dos jogadores/equipas.
A primeira acção do jogador após a recepção/recuperação de bola deve ser "rápida": ocupação do espaço; condução da bola - corredor lateral/central; ... O jogador deve ser ensinado a jogar a "duas velocidades" no contra ataque.
Na reacção à perda da posse de bola, o jogador deve procurar retardar a progressão da bola, através do ressalto defensivo, da defesa ao portador da bola e do condicionamento do 1º passe. O jogador que perde a bola deve ser responsável pela sua recuperação, mas, como jogo desportivo colectivo, esse papel deverá ser assumido por todos os jogadores e mais especificamente para aquele que se encontre mais bem posicionado.
Na reacção às penetrações, o treinador deverá ensinar que se o jogador que penetra, não tiver solução de lançamento/finalização, como é que os outros colegas de equipa se devem posicionar!
O treinador deverá intervir no treino, corrigindo permanentemente o posicionamento dos jogadores - questionando e justificando os seus comportamento e atitudes - só assim poderemos formar jogadores de qualidade, que possam escolher as melhores soluções em jogo!

Sem comentários: