segunda-feira, 26 de abril de 2010

Novas Regras Oficiais de Basquetebol


A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) aprovou em Abril de 2008, alterações às regras oficiais do basquetebol, cuja entrada em vigor está prevista para o período de 1 de Outubro de 2010 a 1 de Outubro de 2012.
Estas alterações são as seguintes: Linha de lance livre e área restritiva - esta área passará a ser rectangular; Linha de três pontos - esta linha passará a ser de 6,75m, em vez dos actuais 6,25m; Linhas para reposição lateral - serão marcadas duas linhas a 8,35 m da linha final, no lado posto à da mesa dos oficiais de jogo; semicírculos de não carga - semicírculos nos quais não serão consideradas as cargas ofensivas; 24 segundos - se a bola for reposta na zona defensiva, o aparelho de 24 segundos será retomado aos 24 segundos. Nas situações de reposição de bola no meio campo ofensivo, se o aparelho de 24 segundos se encontrar a 14 ou mais segundos, o aparelho não deverá ser mexido, se o aparelho se encontrar a 13 ou menos segundos, deverá ser ajustado para 14 segundos.
A Federação Portuguesa de Basquetebol decidiu que a aplicação das novas regras será obrigatória:
- a partir da época 2010/2011 para as Provas da Liga, Proliga, Liga Feminina, Taça de Portugal Masculina - Final 8, Taça de Portugal Feminina - Final 4, Supertaça masculina e feminina, Torneio António Pratas, Taça General Hugo dos Santos, Taça Federação/Proliga, Taça Vitor Hugo.
- a partir da época 2011/2012 para as restantes competições, excepto nos artigos referentes aos 24 segundos, linha para reposição lateral e semicírculos de não carga, cuja obrigatoriedade ocorre já na próxima época desportiva.

Sem comentários: