domingo, 27 de junho de 2010

2º dia do Clinic Internacional de Formação





Excelentes intervenções novamente de José Izquierdo no 2º dia do Clinic Internacional de Formação, que se realizou durante dois dias em Cantanhede. Defesa - pressão todo o campo: regras e princípios e Defesa 2x1 e recuperações defensivas, foram estas as duas prelecções efectuadas pelo treinador José Izquierdo.
A defesa 2x1 poderá ser efectuada em todo o campo, no corredor lateral e sempre que for possível! O jogador que faz o 2x1 - decide quando o deve fazer! Registamos a colocação do defensor que procura efectuar a primeira situação de 2x1, de costas para a linha final e para o jogador que efectua o passe, os jogadores que defendem os jogadores nas primeiras estações de recepção permitem a entrada da bola em campo, sendo realizado o 2x1 na primeira recepção e posteriormente desenvolve-se as recuperações defensivas necessárias.
Devem ser definidos os momentos de manutenção das situações de 2x1 e pode ser estabelecida a opção de não efectuar rotações defensivas, realizando-se exclusivamente tempos de ajuda para permitir a recuperação defensiva.
Registamos também a preleção de Aleksander Dzihic sobre os movimentos sem bola, muito importantes na formação dos jogadores, na técnica e táctica individual e capacidade de leitura de jogo e decisão táctica.
Bom Clinic! Alguns temas mais interessantes que outros, mas resultado das expectativas pessoais! Vale sempre a pena a participação nestes momentos de formação contínua.

Sem comentários: