sábado, 29 de outubro de 2011

Clinic "Seleções Nacionais Jovens - FIBA Europe 2011"

Realizou-se hoje, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, o Clinic "Seleções Nacionais Jovens - FIBA Europe 2011". Momento em que os Selecionadores Nacionais - André Martins (sub20 masc), Eugénio Rodrigues (sub20 fem), Carlos Seixas (sub18 masc), Mariana Kostourkova (sub18 fem), Hugo Matos (sub16 masc) e Catarina Neves (sub16 fem), apresentaram o trabalho desenvolvido na preparação das suas seleções para participação no campeonato da europa e avaliaram os resultados obtidos, nomeadamente os aspetos positivos e negativos da prestação de cada uma das seleções.
Foi unânime para todos  os selecionadores, os problemas verificados na eficácia do lançamento!
Numa sessão prática, foi abordado por Ricardo Vasconcelos (coordenador das seleções nacionais femininas) - "soluções para melhorar a eficácia dos lançamentos". Foi referida a importância do trabalho do lançamento com intensidade, em movimento e em situações próximas do jogo.
Para a melhoria da eficácia do lançamento, o treinador deve definir objetivos individuais e coletivos, bem como preparar a mentalidade para a competição.
O coordenador das seleções nacionais masculinas - Rui Alves - abordou o tema "defender em mismatch permanente". Nesta intervenção foi salientada a importância do defensor contestar permanentemente o lançamento, utilizar as mãos/braços na defesa do jogador com bola, bloqueio defensivo (sempre que necessário de frente para o jogador, utilizando o cotovelo) e a defesa do poste baixo (3/4, promovendo o corte da linha de passe e posicionamento para o bloqueio defensivo no caso de lançamento).

Sem comentários: