segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Clinic para treinadores de basquetebol

O modelo de formação de treinadores de basquetebol em formato de Clinic é sempre uma mais valia na aprendizagem e assimilação de conteúdos. A relação entre a teoria e a prática é uma boa forma de apresentação/discusão de ideias e filosofias. 
O VIII Clinic Internacional da Associação do Porto foi mais um bom exemplo!
José Tavares (coordenador da Física de Torres Vedras) apresentou o tema - "A coordenação técnica de um clube". Revelou a importância da função de coordenador num clube e para executá-la com qualidade, é necessário disponibilidade mental e temporal. Considera como modelo de funcionamento - define as linhas orientadoras, observa os treinos, realiza reuniões individuais, convoca reuniões gerias, promove ações de formação e participa em treinos (monotemáticos ou normais).
Aíto Reneses apresentou "conceitos de ataque a partir de um passe interior". Com a proposta de um modelo ofensivo (1:2:2), com a prioridade de passe ao jogador na posição de poste baixo - corte e ganho de posição a poste baixo após bloqueio, jogo de 1x1 nessa posição e comportamentos dos jogadores sem bola.
Consulta aqui a noticia da FPB, acerca da realização deste Clinic.

Sem comentários: