domingo, 20 de novembro de 2011

A importância da competição!

"Iniciativa inédita do clube arranca esta semana" - é assim o título da noticia divulgada no site da FPB, acerca de uma atividade a desenvolver pelo CAB - " Um dos principais problemas que hoje confronta o basquetebol Madeirense é a falta de competição. Por outras palavras, muitos dos clubes interessados em envolver-se na modalidade tem de enfrentar o cenário de não existirem equipas suficientes para assegurar um campeonato regional competitivo, sendo que, em alguns escalões, nem existe o número de equipas necessário para haver competição".
Consulta aqui a noticia completa e conhece a atividade proposta. Parabéns João Pedro pela excelente iniciativa.

Este é um exemplo a seguir por clubes e associações, cujo meio onde se encontram inseridos, se regista um reduzido número de equipas por escalão  e sexo, nomeadamente pela necessidade de criação de modelos competitivos que promovam equilíbrios e competitividade.
É impensável desenvolver o basquetebol (jogadores, equipas,..) sem associar a competição. A competição é uma componente importante no processo de preparação de uma equipa e de um jogador.
Nesta época desportiva, na ilha do Faial, registamos a existência para a maioria dos escalões/sexo, uma única equipa. Todos eles devem e necessitam de competir! É importante criar modelos competitivos entre escalões e sexos diferentes - com regulamentação adequada a essa realidade - para permitir competições equilibradas e com a necessária competitividade.
Para promovermos o desenvolvimento dos jogadores existe a necessidade de apresentar estímulos ligeiramente superiores às suas capacidades e isso é possível fazer, sem esquecer as etapas de formação das crianças e jovens!

Sem comentários: