sábado, 23 de junho de 2012

Qualidades do capitão de equipa

O capitão de equipa representa um papel importante numa equipa, apresentando comportamentos que permitirão ajudar a sua equipa a percorrer o caminho do sucesso.
Penso que o processo de escolha do capitão de equipa deverá ser diferente nos escalões de formação e nos seniores. Os atletas destes escalões são diferentes (crianças, adolescentes e adultos) e como tal os processos relativos à sua formação e desenvolvimento, terão de ser necessariamente diferentes.
A seleção/escolha do capitão de equipa poderá ser feita por eleição dos colegas de equipa, por eleição dos atletas e dos treinadores, por nomeação dos treinadores ou mesmo por nomeação dos dirigentes (não acredito nesta última opção).
Dependendo das caraterísticas dos jogadores, nos escalões de formação a escolha do capitão poderá centrar-se na eleição pelos colegas ou pela nomeação do treinador. Nos seniores, a escolha do capitão de equipa deverá ser efetuada por nomeação dos treinadores.
Nos seniores (desporto federado) já se coloca o rendimento como prioridade e o capitão de equipa deverá ter um perfil adequado às exigências das suas tarefas. O papel de capitão de equipa significa liderança, responsabilidade, integridade e respeito.
 Carlos Caetano (2012) apresenta na Revista da ANTB “O Treinador” nº49 de junho, um excelente artigo – “Competências e formas de escolha do capitão de equipa”. Do seu artigo, saliento uma lista de algumas das qualidades do capitão apresentadas, porque pensamos que a análise destas, permite selecionar melhor a forma de escolha do capitão de equipa:
- Equilibrio emocional; - Nível inteletual; - Responsabibidade; - Capacidade de liderança; - Capacidade de comunicação; - Habilidade técnica; - Habilidade táctica; - Habilidade estratégica; - Motivação; - Organização.
Nas nossas escolhas temos o risco de alegrar uns e entristecer outros, mas não fazendo nada, não é uma boa decisão!
Muitas vezes a tarefa de escolher não é fácil, mas também se possuirmos critérios claros e precisos sobre aquilo que pretendemos, essa decisão será fácil.

Sem comentários: