sábado, 30 de junho de 2012

Edição 2012 do Clinic Internacional de Formação

A edição 2012 do Clinic Internacional Formação da FPB encontra-se a decorrer em Cantanhede, nos dias 30 de junho e 1 de julho.
São 200 os treinadores inscritos e que puderam neste primeiro dia vivenciar seis comunicações de cinco preletores. Foi um dia cheio de excelentes comunicações, que se iniciou pelas 09h15 e que só terminou por volta das 8 horas da noite.
O ensino da técnica e da táctica individual abordada por Miroslav Popov, considera que existe a necessidade de repetir, repetir as execuções e parar para corrigir o erro. 
Para Moncho Lopez, nas reacções à perda da posse de bola, opta preferencialemente pelo trabalho em igualdades numéricas, promovendo situações para as leituras de jogo e para este caso particular, para a reacção à defesa e ao ataque, em que os jogadores deverão estar sempre em estado de permanente prontidão.
António Herrera abordou o tema do ataque rápido - marcar antes do 5x5, apresentando os seguintes princípios: não deixar que a defesa se posicione (cruzar meio campo em 4 segundos), repor rapidamente a bola, contra ataque ocorre antes do meio campo, importância do bloqueio defensivo e 1º passe para contra ataque, tomada de decisão e treinar o jogador para o esforço.
Chechu Molero abordou o bloqueio direto, de acordo com as reacções defensivas, sendo a tática, a aplicação da técnica ao jogo.
Foram apresentados por Miroslav Popov um conjunto de exercícios defensivos para elevar a qualidade física.
A última comunicação do dia coube a San Payo Araújo, apresentando diversos exercícios para o treino no minibasquete, nomeadamente para os Mini8, Mini10 e Mini12.
Um dia que valeu a pena, pela transmissão de conhecimentos e também pelo diálogo com outros treinadores!
Aqui fica um dos muitos vídeos recolhidos neste primeiro dia de Clinic!


Sem comentários: