domingo, 18 de janeiro de 2009

Vale a pena investir na Formação !
















Realizou-se no passado dia 17 de Janeiro uma formação destinada aos treinadores de basquetebol do Fayal Sport Club e às jogadoras da equipa de Sub16 feminino.
Esta acção foi orientada pelo treinador Júlio Silva.
Júlio Silva possui um vasto currículo na área do basquetebol. Tem formação de nível III e desempenhou as funções de treinador do Centro de Alto Rendimento Jamor, nomeadamente com selecções nacionais do sexo masculino, durante 11 anos consecutivos e até à época desportiva transacta.
Aos treinadores presentes - Ana Mota, Ana Marisa Goulart, Ana Pinto, Andrea Mota, Filipe Pires, Gracinda Andrade e Márcia Silva, foi possível observar e analisar a abordagem ao ensino/aperfeiçoamento do lançamento em apoio, à defesa individual e ao jogo orientado para os aspectos ofensivos.
Em conversa com Júlio Silva, este considera que o nível qualitativo das nossas equipas é bom, revelando espírito de luta e entrega ao jogo.
O ritmo competitivo é mais fraco devido à falta de competição e deve ser estimulado semanalmente no treino. Sem competição não há elementos comparativos para planear e procurar evoluir.
Refere também que se o Fayal SC conseguir mais momentos competitivos como o que ocorreu este fim de semana, tem oportunidade para perceber o que é que falta na formação da sua equipa e pode assim procurar soluções para esse desenvolvimento.
Como soluções para a falta de competição apresenta por exemplo o estágio de uma semana no continente português, para treinar e competir; procurar ter mais referências no treino, para que a motivação e empenho seja gerador de uma vontade de evoluir.
Existe qualidade no Fayal e é preciso que a paixão pelo jogo encontre na falta de competição, o estímulo para haver progresso!

Sem comentários: