domingo, 12 de julho de 2009

Formação - Clinic Internacional!





Dois dias de excelente formação! Foram assim os dias 27 e 28 de Junho passado, no Clinic Internacional de Formação de Cantanhede, organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol.

Com a apresentação de diversas comunicações por diferentes prelectores, todos eles primaram pela qualidade e podemos registar que o trabalho centrado nos “pormenores” pode originar mais sucessos na formação dos jovens jogadores.

O basquetebol não é um jogo fácil mas devemos no seu ensino, privilegiar as “coisas” simples para proporcionarmos uma melhor formação aos nossos jogadores. Para conseguirmos “chegar” com sucesso ao jogo de 5x5, existem muitos problemas para resolver primeiro, nomeadamente o 1x1, 2x2, 3x3, ter capacidade de receber a bola preparado para driblar, passar e lançar, ter capacidade de “ler” o jogo e decidir de acordo com as atitudes do(s) defesa(s),..

Ricardo Vasconcelos diz mesmo que “quem não joga 1x1, não pode jogar basquetebol” e devemos ensinar o jogo através dos conceitos das leituras da defesa.

A qualidade do treino é um factor importante no processo de aprendizagem. De acordo com Mário Madejon, os exercícios no treino devem ser dinâmicos, participativos e com ritmo. Estes devem ser desenvolvidos para o sistema de jogo e devem também ser reais ao jogo.

Moncho na sua intervenção sobre o contra ataque salientou a importância de associar a técnica de ressalto ao desenvolvimento do contra ataque, isto é, o ensino do bloqueio defensivo seguido do ressalto.No desenvolvimento do contra ataque devem ser apresentadas diferentes soluções para que os jogadores tenham capacidade de seleccionar as melhores opções.

Para Sasha Jakovljevich o objectivo principal de um programa de força com jovens é o de desenvolver o potencial de acordo com a idade biológica para que o jogador seja capaz de obter um maior desenvolvimento no escalão sénior.

A formação contínua é muito importante! Aprendemos sempre mais, apesar de já conhecermos diversas abordagens destes temas, existem sempre pormenores diferentes, meios e formas de ensino!

Sem comentários: