sábado, 20 de novembro de 2010

1º dia do Seminário Internacional de Treino de Jovens



... formação desde as 09h30 às 18h30! Neste primeiro dia do Seminário Internacional de Treino de Jovens, foram apresentadas sete comunicações.
Este Seminário conta com 221 participantes, sendo 57% dos inscritos, treinadores.
Regista-se a realização da tradução simultânea de linguagem gestual.
Steven Fleck abordou os programas de treino da força em jovens atletas, considerando que esses programas devem ter uma primeira preocupação de definição de objectivos para o trabalho que se pretende realizar. O equipamento a utilizar deverá estar adaptado ao corpo do jovem e a aquisição da técnica correcta de execução é uma condição obrigatória nestas idades.
João Paulo Vilas Boas destacou a importância do Controlo e Avaliação do Treino Desportivo. Este controlo e avaliação deve articular-se com o Plano de Carreira Desportiva de cada atleta.
Um dos aspectos mais importantes para o rendimento dos atletas é o da recuperação da fadiga após a competição. Julio Calleja considera que deve ser dada atenção a esta recuperação, principlamente aos jovens atletas que participam em várias competições num curto período de tempo.
O treino da tomada de decisão nos jovens foi um dos temas mais abordados por vários prelectores, ao longo deste primeiro dia de "Seminário". João Carvalho refere que o treino da tomada de decisão tem como princípio central a manipulação dos constrangimentos que influenciam as atitudes dos jogadores em competição.
Devem ser criadas situações problema no treino, para proporcionar aos atletas a selecção das melhores opções.
Amanhã continua o "Seminário" ... faltam 4 comunicações!

Sem comentários: