domingo, 21 de novembro de 2010

A alimentação no treino de jovens

A alimentação no treino de jovens foi uma das comunicações apresentada no Seminário Internacional de Treino de Jovens.

Victor Teixeira considerou que se os jovens atletas estiverem sujeitos a regimes de treino muito intensos para a sua idade e a uma alimentação hipoenergética, é importante assegurar uma boa alimentação (em termos nutricionais) e efectuar uma avaliação regular das características antropométricas e do estado de maturação do atleta.

A alimentação é uma área muito importante no plano de treinos de um atleta. Um atleta que não se encontre bem nutrido e hidratado pode apresentar défices em diversas capacidades (força, velocidade, resistência,..) e apresentar fadiga que pode levar à ocorrencia de lesão.

O principal objectivo da nutrição do jovem atleta é o de fornecer a energia necessária à prática da actividade física desportiva e ao bom crescimento e maturação.
Na preparação de uma equipa o treinador centra-se essencialmente nos aspectos da preparação técnica, táctica, física e psicológica, descuidando muitas vezes a devida atenção à alimentação dos jovens. Esta é também importante para a criação de bons hábitos alimentares na vida adulta!

Sem comentários: