terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Análise estatística no jogo de basquetebol


Parece-me que o basquetebol foi a modalidade pioneira na introdução da estatística na análise do jogo.

Tradicionalmente são feitos registos pela maioria das equipas/treinadores dos lançamentos efectuados, dos ressaltos (ofensivos e defensivos), das bolas recuperadas e perdidas, assistências, entre outras situações.

Como treinadora, considero que a recolha de dados estatísticos das jogadoras e das equipas é um meio importante para a melhoria do rendimento de ambas! Mas… mais importante que isso, é detectar o(s) problema(s) e encontrar estratégias para os resolver, utilizando a recolha de dados estatísticos para procurar avaliar o nível de execução das acções técnico-tácticas.

Procuro como treinadora, definir objectivos por jogadora/jogo, recolhendo dados estatísticos que procuram medir o cumprimento desses objectivos e definir posteriormente estratégias para elevar a taxa de execução desse objectivo, como por exemplo, diminuir o número de vezes em que o jogador defensor é ultrapassado pelo atacante com bola, ou elevar o número de bolas recuperadas por ressalto ofensivo,…

A recolha de dados estatísticos procura medir a eficácia dos jogadores e das equipas e permite melhorar o conhecimento do jogo, o planeamento da organização do treino e a regulação da aprendizagem do treino e da competição.

Utilizo e recomendo a estatística no jogo de basquetebol, desde que os seus dados e análise possa promover o desenvolvimento dos jogadores e da equipa! Por exemplo, a eficácia ofensiva pode ser medida pelo quociente entre o número de pontos marcados e o número de posses de bola.

Sem comentários: